- Caminhe observando tudo o que acontece ao seu redor.
- Ao identificar um suspeito em potencial, observe suas mãos e, se possível, seus olhos.
- Saiba que o marginal precisará se aproximar de você, portanto, procure manter uma distância razoável do suspeito – 15 a 20 metros. Ninguém assalta ninguém à distância.
- Quando o suspeito tentar se aproximar, mude de calçada e observe o seu comportamento. Se ele mudar também, cresce a probabilidade de que irá abordá-lo. Não permita que se aproxime. Procure um local para se abrigar com muito movimento ou local com seguranças ou policiais.
- Caso o suspeito esteja vindo em sua direção, mude de direção e procure aumentar sua distância em relação a ele.
- Se ele apertar o passo, procure entrar numa loja ou lugar que o valha.
- Se não houver onde se proteger, comece a correr e observe o comportamento dele. Corra antes da abordagem. Depois da abordagem, nunca corra, pois será ferido.
- Se ele correr em sua direção, grite um nome de pessoa. O marginal achará isto incomum e se questionará quem é este nome chamado. Será que está próximo? Poderá com isto desistir de seu intento.
- Evite carregar grandes importâncias em dinheiro ou objetos de grande valor (jóias, por exemplo). Caso tenha necessidade de fazê-lo, guarde os valores em local seguro e discreto, antes de sair à rua. Evite aglomerações e locais favoráveis à ação de “trombadinhas” e punguistas. Locais ermos e de pouco movimento também são favoráveis à ação de marginais.
- Quando estiver portando valores siga diretamente para o seu destino, não parando em bares, casas de diversões, etc.
- As mulheres devem carregar suas bolsas e sacolas firmemente seguras entre os braços, mantendo a mão sobre o fecho. Elas são as vítimas preferidas dos “trombadinhas” e das chamadas “cortadeiras”, mulheres que se aproveitam de aglomerações para, usando uma lâmina, cortar as bolsas e sacolas e subtrair os pertences de seu interior.
- Evite caminhar sempre pelas mesmas ruas, nos mesmos horários. Variar o itinerário é importante para quebrar a rotina.
- Ao parar em pontos de ônibus, procure aqueles de maior movimento, de preferência aqueles localizados à porta de estabelecimentos comerciais. Preste atenção especial no momento de tomar o ônibus.
- Se estiver em um coletivo e este for invadido por ladrões, procure manter a calma. Não os encare diretamente, nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de algum de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível.
- Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos marginais, andando desacompanhado por locais inóspitos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião, aguarde a companhia de amigos para saírem juntos.
- Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e/ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com outras pessoas e não pare para atender a pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe no meio da calçada, contra o sentido do trânsito de veículos e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo. Se pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda.
Buscape
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Medidas de Segurança e prevenção quando caminhar a Pé:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário