Buscape

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Segurança no trabalho  pode ser interpretada como regras e medidas que são tomadas para diminuir acidentes no ambiente de trabalho, doenças ocupacionais, visando qualidade de vida para os trabalhadores. Existem vários profissionais que contribuem para ajudar no auxilio contra acidentes no trabalho e a saúde dos funcionários; tais como a medicina no trabalho, o técnico de segurança do trabalho, a engenharia de segurança do trabalho entre outros.
As empresas devem seguir às extensas regras de segurança, e também é necessária a formação de uma Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA). Essas regras e normas foram criadas, pois após analisarem a segurança dos trabalhadores em seu local de trabalho, perceberam que podem ocorrer danos a saúde e acidentes graves chegando a impossibilitar o funcionário a exercer sua função novamente, onde surgiriam problemas pessoais, na empresa e também perdas econômicas no país.
Os acidentes podem causar lesões parciais ou totais sendo temporários ou permanentes alguns acidentes podem levar o funcionário a óbito. Doenças ocupacionais diferem nas doenças profissionais que são aquelas que são causadas pelo tipo de trabalho, já as doenças do trabalho são aquelas que são causadas pelas condições onde se trabalha; esses tipos de doenças também fazem parte do programa de prevenção.
Os profissionais que trabalham para que acidentes não aconteçam atuam nas seguintes áreas: A medicina no trabalho é responsável por trabalhar na prevenção e tratar doenças ocupacionais, além de atuar no exame de admissão dos funcionários dentro da empresa e também controlar periodicamente a saúde dos trabalhadores. Já o engenheiro técnico de segurança no trabalho atua no planejamento, na coordenação e na implantação de programas para prevenir futuros acidentes, cuidando também dos riscos ambientais que a empresa pode causar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário